sábado, 16 de julho de 2011

Obrigado por fumar

Imagem daqui
Não sou muito de assistir tv, mas o marido adora (na verdade AMA, não vive sem, me trocaria por ela...) e aí, às vezes, no intuito de ficar um pouco com o marido tenho que ficar um pouco com ela também. Outro dia, num desses momentos, assisti uns trechos de "O Astro", nova minissérie da globo. Fiquei impressionada com a quantidade de cenas com atores fumando! Sei que a minissérie é um remake - se é que alguém pensou nisso como justificativa - mas se tantas coisas são adaptadas ou melhoradas... isso poderia ser mais uma delas. Acho que a imagem do fumo é muito forte e poderosa. Ainda mais quando associada a pessoas bonitas, lugares mágicos e momentos de prazer (numa das cenas em questão dois garotões musculosos fumam enquanto jogam conversa fora na praia tomando sol, tá bom assim?). Juro que preocupo, porque diferente do que foi pra mim, quero que minhas filhas cresçam sabendo que cigarro é droga, que não faz a gente mais bonito, nem mais cool.

"Obrigado por fumar" é um filme que faz uma crítica muito bacana à liberdade de escolha num mundo dominado pela propaganda. Leia mais sobre o filme aqui. Num trecho do filme o protagonista tenta fazer com que os cigarros sejam promovidos nos filmes de Hollywood... e aí pergunto: quem será que tá pagando a Globo?

6 comentários:

Kellyresende disse...

Fabiana, cigarro pra mim é o lixo dos lixos, odeio mesmo! Ainda não vi O astro, mas tb acho que poderiam muito bem ter atualizado essas cenas, afinal cigarro hoje em dia é totalmente out, não combina com beleza e natureza!
Beijos

fabipalvim disse...

Kelly, confesso que me causou até estranhamento... pq hj em dia o normal é o fumante se isolar... a exposição pareceu até forçada. Sei lá... achei um retrocesso...

Aninha disse...

Amiiiga adorei a página nova!! Não tinha visto!! Ficou LINDA (apesar do sol não sorridente rsss)!! Quanta saudade de vc!! Nossos encontros nunca dão certo!! Snif... E sobre o tema "fumar" me preocupo diariamente, já que vivo com duas chaminés em casa!! Afff.... É um saco!! Torço para que Dudu veja o tanto que é fedido e ruim e nunca chegue perto de um cigarro!! Um suuuper bju pra vc sua lindaaaa!!! ;D

Karen disse...

Oi Fabiana!
Nossa, me identifiquei totalmente com você. Não conheço esta novela, nem a antiga nem a original, heheheh, mas realmente, exemplos deste tipo são o fim.
Aqui na Alemanha, infelizmente, fumar (ainda) é cool. Pode??? Torço muito para que o exemplo daqui de casa fale mais alto e que minhas filhas fiquem beeeeeem longe desta praga.

Beijo,
Karen
http://multiplicado-por-dois.blogspot.com/

fabipalvim disse...

Ai... que triste Karen... com o tudo que se sabe hj em dia achei que isso já não fosse cool em lugar nenhum.

fabipalvim disse...

Oi, minha flor!! Vamos marcar, então??!! Será que essa quinta rola pra vc?!
Preserva o Dudu dessa fumaceira aí... pra ele desenvolver doenças respiratórias é um passo só... enche esses dois aí de informações, publicações mil sobre o tanto que o fumante passivo sofre! O Juan e meu pai ainda fumam, sabe..., mas NUNCA dentro de casa e nem perto das meninas. E eu parei e não volto mais!!! :-)
Saudades!!!