quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Como estudar para concurso público e ser mãe de crianças pequenas?

Estou estudando para concursos públicos e já mencionei isso no post misterioso da semana passada. É a primeira vez que encaro os estudos com a certeza do que quero para mim. Antes pensava que concurso público era apenas mais uma possibilidade dentre abrir o meu próprio negócio ou tocar a empresa da família. A decisão veio após alguns anos de indecisão e consequente sofrimento. Eu tenho uma necessidade ímpar de saber o que vem depois. Essa incerteza, essa falta de desejo no âmbito profissional me incomodava profundamente desde que conclui a faculdade. Sempre criei bloqueios e dificuldades para iniciar os estudos. Na verdade o cargo público só me parecia inatingível porque o caminho para alcançá-lo estava nos livros. Primeiro parecia impossível conciliar faculdade, filha (Júlia) e concursos. Depois ficou ainda mais difícil conciliar trabalho, filha e concursos. Por fim, conciliar trabalho, filhas (Júlia e Joana), casa, marido e concursos era para heroínas. O que me faltava não era tempo, faltava interesse. Vontade. Desejo. Sonho. Eu disse faltava. É fato que conciliar tantos papéis e tantos afazeres não é fácil. Mas é possível. Vou contar o que tem dado certo para mim.

- rede de apoio: eu tenho a minha mãe, mas poderia ser uma tia, uma amiga, o marido ou qualquer outra pessoa de sua confiança que possa ficar com as crianças em algum período do dia para que você possa estudar com a cabeça tranquila (isso vale para o período de férias ou aos finais de semana ou no caso da criança ainda não frequentar a escola);

- organização: antes de sentar para estudar, eu planejo qual será a matéria, o assunto e delimito dentro do espaço de tempo que terei disponível. Se você trabalha aproveite para estudar depois que as crianças dormirem;

- vídeo-aulas: essa foi a grande descoberta para mim! Atualmente tem sido inviável frequentar cursinhos presenciais, mas eles são fundamentais para quem está estudando para concursos. Vídeo-aulas são excelentes porque você pode estudar no horário que for possível e pelo tempo que quiser. Às vezes assisto a uma aula durante uma soneca da Joana. Sem falar que não tem nada melhor do que poder pausar ou voltar quantas vezes quiser a fala do professor (viciei!);

- motivação: lembre-se sempre do que fez você decidir por prestar concursos públicos. Eu tenho utilizado pensamentos positivos, mensagens de incentivo e imagens que me fazem manter focada no meu objetivo. As crianças são ótimas razões para se passar num concurso público!

É isso! Bons estudos!! :-)

8 comentários:

Adriana Engelmeyer disse...

Estou torcendo por vc querida....boas dicas essas.....bjus

Carol Xavier Gauche disse...

Oi Fabiana! Tenha certeza de que serás um exemplo e fonte de inspiração para muitas mães! Tem muita gente sentindo tudo isso que vc descreveu! Parabéns pela iniciativa! Vocfê, certamente, colherá os frutos muito em breve!
Eu já sou concursada e mãe de uma menina, mas almejo um outro cargo público. Quero fazer um "up grade" no meu! rsrsrs! Estou me programando para voltar a estudar e me interessei muito pelas video aulas que você mencionou. Pode me dar a dica? Vc as encontra na web de graça ou compra em algum portal específico?!?!?
Bjs e sucesso para você!
Carol

Paloma, a mãe disse...

Fabi, sim, seu presente agradou MUITO! É nossa dose diária de alegria, obrigada mais uma vez!
Tô torcendo por vc, sei que esta fase não é nada fácil, mas vc tem superado outros desafios diariamente e irá superar mais este!
Beijos

Dani Garbellini disse...

Eu sou concursada, mas nunca fui concurseira. rs
Desejo bons estudos, perseverança e sucesso!

Ana disse...

Parabéns!! acho que o mental funciona muito. Estar motivada, e estabelecer regras e disciplina ajudam!
Confesso que ultimamente não penso em me concentrar, até dá medo!!
Mas já estudei uma época, o meu de 8 tinha menos de 2 anos, e criei um sistema, creche, empregada. A parte dificil era que eu queria as vezes estudar nos fins de semana, e o pai do Gabriel não judava em nada, aliás esse virou unm dos motivos da minha separação. Eu queria melhorar nossa vida, e ele queria curtir, descansar.

Bjs!!

Mamãe Concurseira disse...

lindo blog,amei!! sou nova nessa área e resolvi criar um cantinho falando da minha rotina como mamãe e os estudos p concurso... aguardo sua visita, bjks lili*

Anônimo disse...

Olá Fabiana, eu estou na mesma situação que vc, tenho dois meninos pequenos, e já faz 6 anos que terminei a faculdade, e sonho para mim muito mais do que o cargo que tenho hoje.`´E muito difícil, e digo que até janiero deste anos eu não consegui, tentei, tentei, mas não consegui estudar, pq meu fiolho mais novo não deixava, ams agora que ele fez tres anos, começou a ficar mais idependente e eu tb comprei vide-aulas, e estou estudando. Tem dias que não consgigo estudar nada, tem dias que consigo estudar pouco e tem dias que rende, mas eu nunca desisto.
Não consigo estudar depois que eles dormem, pq eles não são de dormir muito, e seu eu estudar enquanto eles dormem, eu nunca durmo, mas tento achar atividades para eles fazerem enquanto eu estudo.
O importante é nunca desistir, e fazer tudo a seu tempo.
Força.
Viviani

Concurso Publico disse...

Muito bom o texto! Eu sinceramente acho que a motivação é simplesmente a etapa mais preciosa e é fundamental. Com motivação você é capaz de tudo! Parabéns pela postagem, abraço!